Você treina ou só pedala?
Apesar que muitas pessoas achem que treinar é toda vez que elas saem para pedalar, não é assim que as coisas funcionam no ciclismo tanto de estrada como no MTB. Desde a preparação para o pedal até a voltar em casa, há diferenças das mais sutis às muito nítidas, entre as duas práticas. Confuso ainda sobre o que cada uma significa na teoria e na prática? Bora entender isso?
Para começarmos a diferenciar cada prática, vamos imaginar que um treino é como trabalhar, enquanto que pedalar é como um hobby. No treino, temos metas, prazos, pressões e frustrações, e no segundo realizamos por diversão, passatempo, sendo algo mais prazeroso e descompromissado.
A partir dessa comparação vamos detalhar o que é cada uma dessas atividades.
O QUE É PEDALAR?
É bem mais simples que imaginamos, pedalar é uma atividade descompromissada, sem a pressão, sem ritmo definido, velocidade média a ser atingida etc. Ou seja, é pedalar no parque, na cidade, pedal com a galera ou na praia, com a namorada ou o namorado, família e filhos.
É sempre aquele em que o lazer, a diversão, a companhia de alguém, entre outras coisas que são ligadas mais ao prazer, são feitas.
Com isso, dá para perceber que, desde crianças até quem está na terceira idade, quando estão em cima da bike se divertindo, estão também pedalando.
Assim, quando uma pessoa sai de bicicleta por aí, para trabalhar, comprar pão ou andar nas ciclovias e ciclofaixas aos domingos, ela pedala. Esses são exemplos corriqueiros de usos da bicicleta, mas qualquer pedal que se assemelhe com eles vale como um simples pedalar.
O QUE É TREINAR?
Já o treino é quando se busca de alcançar um ou vários objetivos de performance, muito específicos. Seja aumentar o giro, a capacidade respiratória, melhorar a resistência, entre outros, um treino envolve metas a serem cumpridas — por isso a comparação a um trabalho.
O treino envolve planejamento, organizando as séries, tempo, intervalos, alimentação, descanso e treinos regenerativos. Desta forma, para cada objetivo existe um tipo de treino, que deve ter hora, prazo, tempo e forma correta de ser feito.
Existem treinos específicos para melhorar força, resistência, subidas, outros realizam tiros, etc. Podemos pensar também que os treinos devem ser constantes, já que as metas no ciclismo são alcançadas sempre a médio e a longo prazo.
COMO UNIR OS DOIS TIPOS DE ATIVIDADE?
O interessante é conhecer a diferença entre cada uma dessas atividades e poder se planejar para fazê-las e conhecer os dois mundos do pedal. Acredite, ambas ações se complementam, e quem consegue treinar e pedalar de forma organizada consegue obter ótimas vantagens tanto em performance como na saúde.
Assim ambas atividades se completam, mesmo sendo para diferentes fins!
Resumindo então, pedalar é uma atividade de prazer e felicidade enquanto treinar tem seu foco associado a dor e esforço. Como em qualquer esporte, o ciclismo nos traz essas sensações e sempre elas estarão na balança. Conhecer cada parte desse mundo esportivo ajudará suas pedaladas e treinos a ficarem melhores.
Você treina, pedala, ou faz os dois?
Comente abaixo e se tiver uma dúvida sobre o assunto, diga também, que teremos prazer em responder!