Pode ser depois de um pedal…
Ou mesmo depois de algum tempo…
Uma hora dessas a sua bicicleta vai ficar suja e precisará de uma limpeza. E antes de pensar em levar a magrela em uma oficina para um banho especial, saiba que há várias dicas para deixar sua bike limpa em casa sem muita dificuldade!
O Excesso de sujeira acumulada prejudica o pedal e danifica peças.
Além do aspecto limpo, sua bike vai rodar como nova depois de você fazer uma lavagem básica em casa seguindo algumas dicas:
PREPARE UM ESPAÇO PARA LAVAR A BICICLETA
Ter um local para lavar a bike em casa é o primeiro passo antes de começar a limpeza. O espaço deve acomodar você, a bicicleta, balde e mangueira se necessário sem aperto, já que você vai se movimentar bastante para lavá-la.
Podemos escolher, como a garagem, um quintal, ou em outro espaço em que ninguém atrapalhe sua lavagem é perfeito!
USE MATERIAIS PRÓPRIOS PARA LAVAGEM
Para lavar a Bicicleta em casa, não é necessário um equipamentos profissionais, mas é necessário algumas coisas específicas. O interessante é que vários dos materiais básicos você já deve ter em casa.
Separe cada item:
- Panos;
- Balde;
- Luvas de borracha;
- Luva de pelúcia ou espuma macia;
- Detergente neutro ou sabão em pó;
- Desengraxante para bike;
- Escovas de dentes velhas;
- Escovas de cerdas macias e duras;
- Mangueira ou regador.
NÃO USE ESPONJAS ABRASIVAS
Nunca use uma esponja ou outro material abrasivo para lavar sua bike em casa.
O Motivo é que materiais abrasivos vão tirar o verniz do quadro, estragar peças, como aros e pastilhas de freio.
JOGUE ÁGUA NA BIKE PRIMEIRO, ANTES DE ESFREGÁ-LA
Atenção! (Evite usar lavadoras de pressão)
Jogue água na bike toda primeiro. Assim a sujeira, como barro e poeira, começa a sair aos poucos. Sempre use a um jato mais fraco, já que jatos fortes d’água empurram a sujeira para dentro de peças como caixa de direção e cubos. Por isso até alguns ciclistas preferem usar um balde ou regador ao lavar a bike em casa.
QUADRO E SUSPENSÃO DEVEM SER LIMPOS PRIMEIRO
Comece com um pano molhado, a luva de pelúcia, ou a espuma com sabão ou detergente, no quadro e suspensão.
RELAÇÃO DE MARCHAS MERECEM MUITO CARINHO
Sempre use produtos adequados para a limpeza da relação. Catracas, Corrente… Câmbios e Trocadores. Para essa tarefa existem desengraxantes específicos para bike, Estes produtos conseguem tira a sujeira e graxa velha sem danificar nada ou deixar manchas pela bicicleta.
Nas lojas de bike você consegue comprar estes produtos.
Este é um dos passos mais demorados use o produto em toda a relação e espere a sujeira “desgrudar”. Use escovas de dentes velhas ou a escova de cerdas mais duras para então passar nas peças. Só pare a limpeza depois que toda a sujeira sumir!
RODAS E PNEUS
Já que são os lugares onde a sujeira é mais dura deixe as rodas e os pneus por último, Molhe de novo essas peças para ajudar a soltar a sujeira antes de esfregá-las.
A escova de cerdas duras agora terá sua serventia, escove os pneus e jogue água até tirar a sujeira. Os aros devem ser lavados com uma bucha ou escova de cerdas macias.
O CASSETE E DISCOS DE FREIO
Para quem usa freios a disco estes devem ter um carinho especial, use um pano ou bucha limpos sem graxa ou outros lubrificantes, para depois receber um tratamento fino com o pano limpo. Limpe cada disco, e depois jogue água.
Para o Cassete use um escova de dente velha, limpando Cog por Cog usando o desengraxante depois jogue água e seque.
Agora é só montar a magrela, colocar as rodas secar com um pano macio, certificar se os freios estão atuando e partir para a lubrificação da corrente.
Viu como foi simples?